25 de setembro de 2010

Lista de Convidados!

Elaborar uma lista de convidados é uma das principais decisões que somos obrigados a tomar logo no início da idealização da festa. Isso porque muitas vezes a lista define o tipo de evento pretendido e o orçamento necessário.
Seja num casamento, bodas ou numa festa de debutante, as pessoas que devem rodear o celebrante precisam ser pessoas especiais. Muitas vezes precisamos convidar pessoas nem tão especiais apenas por convivência ou educação. Talvez os colegas do trabalho/da escola? Um primo que você não vê há anos porque mora no exterior? Uma amiga de infância com quem não troca um telefonema há mais de 2 anos? Os amigos dos seus pais que você sequer conhece? Tudo vai depender da festa que você quer ter.


Então, primeiro: Tenha uma visão da sua festa. Prefere uma recepção íntima apenas com os mais próximos ou uma festa luxuosa com todos os parentes e amigos?

Feito isso, meio caminho andado. Uma recepção íntima deve conter apenas os convidados da Lista A (parentes chegados e amigos íntimos). Quanto menor a festa, mais fácil justificar para os que nãoforam convidados. “Pois é, foi uma celebração pequena, bem íntima”. Não é o que acontece, mas ninguém deveria se sentir chateado por não ser convidado a uma festa. Feito isso, elabore uma 'Lista Ideal': Chame todas as pessoas que você gostaria que estivessem presentes no dia.

Terceiro passo: veja o orçamento disponível. Uma lição simples: quanto mais convidados, maior o custo. Caso sua lista não se encaixe no orçamento, é necessário começar os cortes.

Elabore uma Lista A: pincele as pessoas que devem estar ao seu lado. Os padrinhos, parentes mais próximos e amigos íntimos com quem você tem bastante convivência.

Feito isso, se ainda tem orçamento disponível, elabore uma Lista B. Acredite, essa lista é imensa! Ela inclui colegas, primos afastados, amigos dos pais que você sequer conhece... Se você precisar cortar alguém depois, pense na intimidade com a pessoa em questão, as prováveis relações diplomáticas, etc. Mas se precisar fazê-lo, não tenha medo. As pessoas que devem estar presentes, estarão lá.

Se precisarem reduzirem ainda mais a lista de convidados, pode ainda decidir com base em algumas respostas:

- Pretendo convidar crianças, ou não?
- Convidarei pessoas com quem já não converso há meses/anos?
- Convidarei colegas de trabalho?

Você também pode dividir os convites por anfitrião: aí depende muito. Se for um casamento, pode ser 50% para o noivo e 50% para a noiva... Ou 30% para cada noivo e 30% para os pais... Se foraniversário, 50% para o debutante e 50% para os pais... É tudo uma questão de conversar.

RSVP (do francês Répondez S'il Vous Plaît – Responda, por favor), é a confirmação de presença. Essencial nos dias de hoje, é necessário para que os anfitriões se programarem melhor. Por esse mesmo motivo, responder na semana do evento, quando os organizadores estão nos preparativos finais e tudo já está acertado, não é exatamente a coisa mais elegante a se fazer. Por isso, o quanto antes puder responder, melhor.

E agora um aviso aos convidados que estão aqui de passagem: se você foi convidado a um evento, saiba que foi considerado uma pessoa muito especial! Quem já foi anfitrião sabe o quanto é difícil fazer uma lista de convidados. Confirme sua presença (ou ausência), o quanto antes e boa festa!

Ah! Uma coisa importante...  Se for mandar os convites para um calígrafo, é prudente deixar um índice de 3% para possíveis erros. E reserve também cerca de 3% dos convites em branco, para convites de última hora (talvez você tenha esquecido de alguém muito muito muito importante... Essas coisas acontecem e muito!)

Beijos, Marina

Nenhum comentário: